Desenhando o corpo

Corpo Humano

No desenho da figura humana, utiliza-se a medida da cabeça como módulo e pode-se dividir em 8 partes iguais (figura nº1), ou seja, a cabeça estabelece uma relação de proporção com tronco e as pernas, logo, o conceito de proporção é o equilíbrio ideal de tamanho entre as partes que compõe um todo.
Não basta somente a proporção para se desenhar um corpo humano com realismo, a simetria também édefundamental importância para que o desenho do corpo humano tenha semelhança entre os lados direito e esquerdo.
De um modo geral, o corpo humano não mantém exatamente as mesmas medidas de um lado e do outro; há pequena diferenças, muitas vezes imperceptíveis quando se olha, mas perceptíveis quando se mede.
No desenho, o eixo de simetria é representado por uma linha vertical que vai da cabeça, passando pelo nariz, até o espaço entre os pés, como mostra a figura nº2.
Figura 1
Figura 2
Volumes e Concavidades: Referem-se às formas do corpo; suas curvas, reentrâncias e relevos. No desenho, são as linhas sinuosas que o representam.
Figura 3
Com os braços abertos, a distancia entre a ponta dos dedos indicadores é igual a altura, da figura total, dos pés à parte superior da cabeça.
Figura 4
  • A altura de 3 cabeças, situa-se o umbigo.
  • A altura de 4 cabeças, situa-se o púbis.
  • A distancia entre os ombros é de 2 módulos.
Você pode iniciar os seus primeiros esboços do corpo humano seguindo essas fases ilustradas na figura abaixo, não esquecendo de iniciar com a proporção, usando a cabeça como seu módulo de medida.
Figura 5
figura 6

A ESTRUTURA MASCULINA E FEMININA

  • O HOMEM é largo de ombros e tem anca estreita;
figura 7
  • A MULHER é estreita de ombros e larga de anca.
Figura 8
DESENHO DO CORPO EM MOVIMENTO
Baseando-se nas figuras anteariores que mostra como se deve desenhar um corpo humano seguindo corretamente suas proporções e simetria na posição ereta, o mesmo ocorrerá para desenhar o corpo humano em outras posições ou dando idéia de movimento como: correr, pular, dançar, etc. Veja os exemplos:
Observe que os bonecos da esquerda são os primeiros esboços. À direita estão as expansões volumétricas dos bonecos.
Voce pode notar que não será necessário retirar os pequenos circulos que representam ombros, cotovelos, mãos, quadris, joelho e calcanhar. Em vez disso vc pode simplesmente conectar as articulçaões.
Como você pode ver esses desenhos assemelham-se aqueles bonecos de madeiras.
Se você poder encontrar um, use-o. Mas sabendo tirar essas configurações de sua mente, sem um boneco na frente de você, você estará em vantagem, pois poderá adquirir habilidade de desenhar mais livremente.
Detalhe: Este método também é bastante útil para configurações de análise de detalhes do corpo, por exemplo: Mãos e pés
Agora observe os exemplos abaixo e tente desenvolver os seus próprios bonecos, iniciando é claro pelos esboços de linhas e pequenos círculos.
VARIAÇÃO DO CORPO HUMANO
Os seres humanos vem de muitas variações. Por exemplo:

  • Um Homem musculoso;
  • Uma Mulher Normal;
  • Um homem gordo;
  • Uma criança.
Para o desenhar o homem eu usei costela + músculo parte superior do trondo.
As vezes é mais fácil de tirar todo o volume antes de desenhar uma caixa torácica.
        Se caso desejar que seus desenhos sejam avaliados, você pode fotografa-los ou scannear e enviar pra meu email leidanogueira@hotmail.com assim que avalia-los retornarei seu desenho.
Depois de muito treino com esses bonequinhos é hora de você ser mais ousado e desenhar modelos reais como modelos de revistas ou modelos vivos, como um amigo, seu irmão, mãe quem quiser posar pra você.
A técnica de desenhar um modelo vivo, é a mesma de bonequinho de madeira, veja o exemplo:
About these ads

7 Comments

  1. Bom dia!
    Edmilson, adorei o seu post. Parabéns pelo seu trabalho! Na realidade a área que quero me profissionalizar é de escultura em biscuit, noivinhos personalizados com formas realistas. Ao me deparar com esta realidade, observei que é necessário que eu entenda um pouco de anatomia e desenho, eu poderia já colocar a mão na massa , mas percebi que se eu não tiver noções de desenho , proporção, volume , etc…….., vou nadar e morrer na praia , ao invés de criar caricaturas e rostos humanizados , serão verdadeiros monstrinhos rsrsr. Estou muito feliz em ter encontrado seus trabalhos, vão ser sem dúvida de grande aprendizado para o caminho que quero seguir. Ainda estou nos estudos, quero fazer tudo com muita calma, sem pressa, fazem duas semanas que estou pesquisando pela internet tudo que possa acrescentar para compor uma escultura que depois eu possa vender. O biscuit entrou na minha vida a uns 9 anos, depois foi interrompida devido eu ter voltado ao voltar ao mercado de trabalho essa técnica ficou adormecida e agora estou retomando. Vou montar um site e quero depois ter sua permissão para compartilhar o seu trabalho com as artesãs que também buscam o mesmo caminho. Se vc tiver interesse em conhecer essa técnica e ver como ela é de grande importância para compor as esculturas em miniaturas, vou disponibilizar os links de alguns trabalhos que estou pesquisando e me inspirando.
    *http://www.reginastraub.com.br/
    Essa profissional é a responsável pelos bonecos da abertura de , Entre Tapas e Beijos da Rede Globo.

    * http://www.youtube.com/watch?v=9_cL-YRaDwM
    * jucampello.wix.com/esculturas

    Estes links do yotube é de Juliana Lepine, foi através dela que percebi como existe a importância do desenho para os movimentos e proporções, este desenho seria em forma caricato, mas tem também o realístico, foi depois disso que estou pesquisando muito sobre o assunto.
    Desde já agradeço por compartilhar este trabalho.
    Queila Adão

    Curtir

    • Olá Queila fico muitíssimo feliz em ter pessoas como você pelo blog e o objetivo e esse de unir forças para seguir rumo ao caminho da arte ao qual venho me inspirando. Fico admirado em ver esculturas de biscuit, que traz ainda mais realismo para o mundo artístico com formas e proporções inconfudiveis aos nossos olhos, quanto a sua preocupação com as anatomia formas e proporções, não se preocupe tudo e questão de praticarmos e tudo vai se esclarecendo nos nossos próprios erros achamos no que podemos melhorar, logo vera que coisas que prendia você se tornara fácil tudo sera questão de pratica Queila, acredito em um futuro brilhante em sua arte. Estarei pesquisando e criando tutoriais para desenho em biscuit aqui no blog, espero poder em breve estar postando obras suas. O espaço estará sempre aberto espero poder ser útil em seus aprendizados ate breve Queila.

      Curtir

      • Edmilson
        Bom dia!
        Obrigada pelo comentário, com relação as pesquisas, você pode pegar como base o link que te enviei da Juliana Lepine, lá você terá uma boa base da realidade da necessidade do desenho no universo para construção das esculturas. Normalmente usamos a medida de 18 cm para o boneca feminina e 20 cm para os bonecos masculinos, no caricato não tenho noção ainda, pois não comprei o DVD. Você sabe desenhar caricatura? Seria um tutorial bem legal para as artesãs, no yotube tem um tutorial da Juliana, ela fez a escultura da Julia Roberts, da pra ver que ela tem o desenho de base ao lado, mas pra quem não sabe desenhar, fica complicado rsrsr. Eu tenho muita vontade de fazer o casal Angélica e Luciano Huck, igual ao exemplo da Julia Roberts. Como você mesmo disse, tudo depende treino, mas muitos querem o trabalho pronto ou não levam jeito pra desenhar. Pensa um pouco e vê o que vc acha, derrepente você poderia fazer alguns desenhos bem legais dos famosos, casais, ex. Ivete Sangalo, Claudia Leite etc… Assim como a Juliana , você poderia desenvolver seus trabalhos via download , passo a passo do desenho, o esqueleto, a massa interior para a formação do corpo , igual ao desenho da moça realista , mas com mais detalhes, o exemplo que eu gostei muito para se ter a base de construção, é o desenho que mostra de frente, de lado e da pra ver a posição da coluna formando as costas e o peito, porque nessa posição podemos primeiro fazer uma base de massa igual ao guia do desenho e em cima disso esculpir o corpo, usando o desenho como guia, passo a passo, para não fugir das proporções. Nossa, tenho certeza que irá dar muito certo, porque o maior trabalho seria construir várias posições e se vc pesquisar os sites de noivinhos terá uma noção dos mais usados e inusitados, para o corpo, tem noivinho segurando no colo, noiva arrastando o noivo para ir para a igreja rsrs, normalmente usamos sempre as mesmas proporções, poderia fazer para o corpo caricato que é mais curtinho e a cabeça maior, fazer o baseado em realístico, usando a proporção de 15 cm feminino, 18 cm masculino. Se a pessoa encomendar um rosto caricato, será somente este o trabalho maior. Os dos famosos para quem está aprendendo é o canal, porque são várias pessoas que vão querer adquirir os mesmos. O que você acha? Eu serei a primeira rsrs. Pense nisso! Abraços, Queila Adão

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s